Serra da Moeda

13 abril 2012   //   Artigos

A Serra da Moeda estende-se por 70 quilômetros ao longo das cidades de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto. Apesar disso, a serra é comumente associada à cidade de Moeda. A geografia do local oferece uma rampa natural que é utilizada principalmente para a decolagem de parapentes.

A rampa de decolagens de parapentes Serra da Moeda fica a 25 km do centro da capital mineira, a cerca de 1.500m de altitude. A Serra da Moeda é uma cordilheira que contribui para a formação do maciço do Espinhaço, estendo-se de norte a sul por mais de 60 km, sendo que a face leste tem em média 170m de altura, que tem o visual da Lagoa dos Ingleses, e a face oeste tem cerca de 650m de desnível em direção ao Vale do Paraopeba, Condomínio Retiro do Chalé. O que permite decolagens de parapente de ambos os lados da cordilheira. A parte leste e chamada pelos pilotos de Moedinha e a parte oeste, Moedão.

Como chegar a rampa de voo

Saindo de Belo Horizonte em direção ao Rio de Janeiro, pela BR 040.

Referências : +- 30 km depois do BH Shopping. +- 3 km depois do trevo de Ouro Preto. A
rampa de decolagem fica a direita da estrada em frente a Lagoa dos Ingleses. Da própria BR
já se avista as antenas de telefonia celular e a estrutura do restaurante panorâmico Topo do
Mundo.

Saia da BR entre à direita em direção ao condomínio Retiro do Chalé. A 500 mts você já estará
na rampa. O estacionamento depois da Portaria é próprio para associados, os visitantes devem
deixar os automóveis antes de portaria.

Locais de pousos

Rampa Moedinha

No pé da rampa, a 1 km (caminho de volta a BR).

Rampa Moedão

Pouso do Japonês: A 3,1 km da rampa, na direção reta. Para chegar até lá, desce-se a rampa de vôo e segue sentido Condomínio Retiro do Chalé (oposto a BR), neste sentido prosseguindo caminho até bifurcação na qual se deve virar a esquerda e seguir até uma igreja onde deve prosseguir a direita. Logo após, verá o Bar do Hélio, ponto de encontro oficial dos pilotos.

Pouso do Genésio: A 2,5 km da rampa, na diagonal esquerda. A referência para o resgate é a fazenda Bela Vista (haras), que fica pouco a frente do Bar do Hélio.

   Compartilhe no Facebook