Listando publicações taggeadas com " voo livre"

Matéria com a Base da Nuvem para a TV PUC Minas

6 junho 2016   //   Notícias

Está no ar, na TV PUC-Minas, mais uma entrevista da escola de parapente Base da Nuvem!

Nesta edição do Esportes Gerais você vai conhecer um pouco do voo livre, um esporte radical praticado nas alturas!

Pode ser assistido na TV universitária (Canal 12 da NET), na TV Horizonte (canal 19 UHF ou canal 22 da NET) ou pelo o youtube.

Segue a programação e o link.

TV Universitária
Segunda 15h30
Quarta 09h e 21h
Quinta 15h
Sábado 18h

TV Horizonte
Quarta 15h
Sexta 8h15 e 19h45
Sábado 16h

Meteorologia – Capítulo 7 – Térmicas 2

28 abril 2016   //   Artigos

Térmicas e Nuvens

Os princípios básicos que ajudam a compreender melhor o que se passa com o céu partem da observação e leitura de livros. Para voar bem, é absolutamente necessário desenvolvermos um sistema próprio para interpretação do céu, baseado em aspectos teóricos e constatações práticas pelas quais passamos durante os voos. Todos os bons pilotos passam horas a observar o céu e a tentar perceber o que se está passar lá em cima. A análise das condições atmosféricas ajuda a uma preparação do voo. Ao observarmos o céu podemos tentar analisar se as nuvens se mantêm organizadas em locais específicos; se as nuvens se formam em determinados locais e são transportadas pela deriva do vento, desaparecendo à medida que se movimentam; entender se os ciclos das nuvens são constantes; se a sua massa é sólida; se apenas aprecem instantaneamente para em seguida desaparecerem, se possuem bases redondas ou lisas, etc… A resposta e estas e muitas outras questões permitem um melhor conhecimento sobre as térmicas que geram estas nuvens. As nuvens podem apresentar configurações muito diversas, mas acredita-se que apresentam padrões que podem ser definidos através da sua observação atenta. Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 7 – Térmicas 2” »

Meteorologia – Capítulo 6 – Térmicas

28 abril 2016   //   Artigos

Ascendente térmica

Uma térmica é uma corrente ascendente que nasce de uma diferença de temperaturas e compõe-se geralmente de um ou vários centros de ascendência rodeados por zonas de descendentes compensatórias do movimento ascendente.

Este tipo de ascendente tem origem no maior aquecimento de certas zonas no solo, que por contacto aquecem o ar envolvente tornando-o menos denso, forçando-o a subir sob a forma de uma coluna de ar ascendente, até que o calor se dissipe.

1370909259_fb83efb692.jpg

Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 6 – Térmicas” »

Meteorologia – Capítulo 5 – Lift

28 abril 2016   //   Artigos

Lift ( ou ascendente orográfica)

O voo em ascendência dinâmica, também conhecido por voo de LIFT, encosta, ladeira ou voo orográfico (montanha). Este tipo de voo é o primeiro objetivo para um piloto iniciante, após dominar os princípios bases de segurança e do voo. Consiste em permanecer na ascendente dinâmica o máximo de tempo possível.

Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 5 – Lift” »

Meteorologia – Capítulo 4 – Vento

28 abril 2016   //   Artigos

O Vento

491005657_11c4cb2b0b_o.gif

vento é o ar em movimento, como já vimos, das altas para as baixas pressões e avalia-se pela sua velocidade de deslocamento ou intensidade, em km/h e pela sua direcção face aos pontos cardeais, N/S/E/O.
Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 4 – Vento” »

Meteorologia – Capítulo 3 – Nuvens

28 abril 2016   //   Artigos

Nuvens

As nuvens são um conjunto de partículas minúsculas de matéria, como gotículas de água e/ou cristais de gelo no ar. O choque de massas de ar úmidas ou secas e quentes ou frias, através de processos de condensação do vapor de água por saturação de umidade, dá origem à formação de nuvens ou nebulosidades de diferentes tipos e formas.

Choque de massas de ar úmidas ou secas e quentes ou frias, através de processos de condensação do vapor de água por saturação de umidade, dá origem à formação de nebulosidades de diferentes tipos e formas.
Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 3 – Nuvens” »

Meteorologia – Capítulo 2 – Sistemas Frontais

28 abril 2016   //   Artigos

Sistemas Frontais

Sistema frontal
É uma superfície que separa duas massas de ar de características diferentes, principalmente em temperatura e umidade. Também é conhecido por uma linha de descontinuidade entre duas massas de ar com características diferentes. No seu movimento, as massas de ar de diferentes características de temperatura, pressão e umidade, encontram-se dando origem ao chamado sistema frontal, que é composto, de um modo geral, por uma frente fria, o motor do sistema, e uma frente quente que antecede.
Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 2 – Sistemas Frontais” »

Meteorologia – Capítulo 1 – O ar

28 abril 2016   //   Artigos

O ar em volta da Terra

Meteorologia

É o estudo dos movimentos e fenômenos da atmosfera terrestre nas suas relações com o tempo e o clima, com o fim de efetuar a previsão do tempo, por medições de temperatura, precipitação, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, etc.;

1371813400_b6a895c289.jpg

Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 1 – O ar” »

Entenda o parapente e o voo duplo instrucional

13 abril 2016   //   Artigos



Quem nunca sonhou que podia voar como os pássaros? Motivados por este sonho, foram criadas modalidades de voo livre, e uma delas é o parapente, considerado uma das modalidade mais próximas do voos dos pássaros e mais práticas e acessíveis formas de voar! Entenda mais como funciona o parapente e o voo duplo instrucional! Leia mais sobre “Entenda o parapente e o voo duplo instrucional” »

Alunos Base da Nuvem recebem Troféu de Piloto revelação

4 janeiro 2016   //   Notícias

No final de 2015, os alunos da Base da Nuvem receberam a comprovação de serem os orgulhos da nossa escola: os alunos Dalvan Rocha e Maria Betânia receberam o troféu de Piloto Revelação 2015 do Clube de Voo Livre Belo Horizonte! Parabéns a todos os alunos e pilotos recém formados da Base, principalmente Dalvan e Maria Betânia, que compõem a história da escola Base da Nuvem, buscando cada vez mais a superação, conhecimento e evolução através de muita dedicação trazendo muito orgulho para nós!! Que 2016 traga excelente voos e mais sucesso para vocês!

Páginas:1234»