Meteorologia – Capítulo 7 – Térmicas 2

Térmicas e Nuvens Os princípios básicos que ajudam a compreender melhor o que se passa com o céu partem da observação e leitura de livros. Para voar bem, é absolutamente necessário desenvolvermos um sistema próprio para interpretação do céu, baseado em aspectos teóricos e constatações práticas pelas quais passamos durante os voos. Todos os bons […]

Meteorologia – Capítulo 6 – Térmicas

Ascendente térmica Uma térmica é uma corrente ascendente que nasce de uma diferença de temperaturas e compõe-se geralmente de um ou vários centros de ascendência rodeados por zonas de descendentes compensatórias do movimento ascendente. Este tipo de ascendente tem origem no maior aquecimento de certas zonas no solo, que por contacto aquecem o ar envolvente […]

Meteorologia – Capítulo 5 – Lift

Lift ( ou ascendente orográfica) O voo em ascendência dinâmica, também conhecido por voo de LIFT, encosta, ladeira ou voo orográfico (montanha). Este tipo de voo é o primeiro objetivo para um piloto iniciante, após dominar os princípios bases de segurança e do voo. Consiste em permanecer na ascendente dinâmica o máximo de tempo possível.

Meteorologia – Capítulo 3 – Nuvens

Nuvens As nuvens são um conjunto de partículas minúsculas de matéria, como gotículas de água e/ou cristais de gelo no ar. O choque de massas de ar úmidas ou secas e quentes ou frias, através de processos de condensação do vapor de água por saturação de umidade, dá origem à formação de nuvens ou nebulosidades de diferentes […]

Meteorologia – Capítulo 2 – Sistemas Frontais

Sistemas Frontais Sistema frontal É uma superfície que separa duas massas de ar de características diferentes, principalmente em temperatura e umidade. Também é conhecido por uma linha de descontinuidade entre duas massas de ar com características diferentes. No seu movimento, as massas de ar de diferentes características de temperatura, pressão e umidade, encontram-se dando origem […]