Listando publicações em "Artigos"

A importância de observar

30 agosto 2016   //   Artigos

Inevitavelmente todos se deparam, pelo menos uma vez na vida, com a famosa frase ” a prática leva a perfeição”. Obviamente, qualquer um que repita algo diversas vez torna-se excelente naquilo que faz. Porém, isto pode levar tempo. Muito  tempo, em alguns casos.

Entretanto, há métodos de facilitar esse processo, que a maioria das pessoas esquecem de mencionar. Um grande facilitador de qualquer aprendizado, que até mesmo, algumas vezes, antecede a prática, é a OBSERVAÇÃO. Leia mais sobre “A importância de observar” »

O uso do pára-quedas de emergência

2 agosto 2016   //   Artigos

momento

Ao averiguar a impossibilidade de recuperação de um colapso, deverá o piloto imediatamente decidir pelo acionamento do pára-quedas de emergência ou comumente chamado de reserva. Trata-se de uma medida extrema que tem por único objetivo tentar salvar sua vida, e jamais deve ser utilizado se não for esta, a circunstância. Apesar de ser a última das medidas, não há nada de complexo na operação. Leia mais sobre “O uso do pára-quedas de emergência” »

Vídeo-aula básica voo duplo instrucional de parapente

28 abril 2016   //   Artigos, Notícias
Click here to view the version in English

 

Voar como os pássaros é inexplicável! Mas, para voarmos com segurança é preciso muita dedicação e conhecimento.

A Escola de Parapente Base da Nuvem desenvolveu esta vídeo-aula para seus Alunos/passageiros, ou ate mesmo para quem tenha curiosidade  conhecer sobre o parapente e como ele funciona! Leia mais sobre “Vídeo-aula básica voo duplo instrucional de parapente” »

Meteorologia – Capítulo 7 – Térmicas 2

28 abril 2016   //   Artigos

Térmicas e Nuvens

Os princípios básicos que ajudam a compreender melhor o que se passa com o céu partem da observação e leitura de livros. Para voar bem, é absolutamente necessário desenvolvermos um sistema próprio para interpretação do céu, baseado em aspectos teóricos e constatações práticas pelas quais passamos durante os voos. Todos os bons pilotos passam horas a observar o céu e a tentar perceber o que se está passar lá em cima. A análise das condições atmosféricas ajuda a uma preparação do voo. Ao observarmos o céu podemos tentar analisar se as nuvens se mantêm organizadas em locais específicos; se as nuvens se formam em determinados locais e são transportadas pela deriva do vento, desaparecendo à medida que se movimentam; entender se os ciclos das nuvens são constantes; se a sua massa é sólida; se apenas aprecem instantaneamente para em seguida desaparecerem, se possuem bases redondas ou lisas, etc… A resposta e estas e muitas outras questões permitem um melhor conhecimento sobre as térmicas que geram estas nuvens. As nuvens podem apresentar configurações muito diversas, mas acredita-se que apresentam padrões que podem ser definidos através da sua observação atenta. Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 7 – Térmicas 2” »

Meteorologia – Capítulo 6 – Térmicas

28 abril 2016   //   Artigos

Ascendente térmica

Uma térmica é uma corrente ascendente que nasce de uma diferença de temperaturas e compõe-se geralmente de um ou vários centros de ascendência rodeados por zonas de descendentes compensatórias do movimento ascendente.

Este tipo de ascendente tem origem no maior aquecimento de certas zonas no solo, que por contacto aquecem o ar envolvente tornando-o menos denso, forçando-o a subir sob a forma de uma coluna de ar ascendente, até que o calor se dissipe.

1370909259_fb83efb692.jpg

Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 6 – Térmicas” »

Meteorologia – Capítulo 5 – Lift

28 abril 2016   //   Artigos

Lift ( ou ascendente orográfica)

O voo em ascendência dinâmica, também conhecido por voo de LIFT, encosta, ladeira ou voo orográfico (montanha). Este tipo de voo é o primeiro objetivo para um piloto iniciante, após dominar os princípios bases de segurança e do voo. Consiste em permanecer na ascendente dinâmica o máximo de tempo possível.

Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 5 – Lift” »

Meteorologia – Capítulo 4 – Vento

28 abril 2016   //   Artigos

O Vento

491005657_11c4cb2b0b_o.gif

vento é o ar em movimento, como já vimos, das altas para as baixas pressões e avalia-se pela sua velocidade de deslocamento ou intensidade, em km/h e pela sua direcção face aos pontos cardeais, N/S/E/O.
Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 4 – Vento” »

Meteorologia – Capítulo 3 – Nuvens

28 abril 2016   //   Artigos

Nuvens

As nuvens são um conjunto de partículas minúsculas de matéria, como gotículas de água e/ou cristais de gelo no ar. O choque de massas de ar úmidas ou secas e quentes ou frias, através de processos de condensação do vapor de água por saturação de umidade, dá origem à formação de nuvens ou nebulosidades de diferentes tipos e formas.

Choque de massas de ar úmidas ou secas e quentes ou frias, através de processos de condensação do vapor de água por saturação de umidade, dá origem à formação de nebulosidades de diferentes tipos e formas.
Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 3 – Nuvens” »

Meteorologia – Capítulo 2 – Sistemas Frontais

28 abril 2016   //   Artigos

Sistemas Frontais

Sistema frontal
É uma superfície que separa duas massas de ar de características diferentes, principalmente em temperatura e umidade. Também é conhecido por uma linha de descontinuidade entre duas massas de ar com características diferentes. No seu movimento, as massas de ar de diferentes características de temperatura, pressão e umidade, encontram-se dando origem ao chamado sistema frontal, que é composto, de um modo geral, por uma frente fria, o motor do sistema, e uma frente quente que antecede.
Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 2 – Sistemas Frontais” »

Meteorologia – Capítulo 1 – O ar

28 abril 2016   //   Artigos

O ar em volta da Terra

Meteorologia

É o estudo dos movimentos e fenômenos da atmosfera terrestre nas suas relações com o tempo e o clima, com o fim de efetuar a previsão do tempo, por medições de temperatura, precipitação, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, etc.;

1371813400_b6a895c289.jpg

Leia mais sobre “Meteorologia – Capítulo 1 – O ar” »

Páginas:123»