frente fria

Frente Fria

Na meteorologia o termo “Frente” ou “frentes de ar”, são parte de sistemas denominados frontais, refere-se ao encontro de duas massas de ar com temperaturas diferentes, que podem estar deslocando-se ou paradas ( neste último caso sendo denominadas frentes estacionárias). Quando a frente é denominada de frente fria representa uma zona de transição onde uma massa de ar frio e seco (polar, movendo-se para o equador) está substituindo uma massa de ar mais quente e úmido (tropical, movendo-se para o polo). Essa massa de ar frio que geram as frentes frias no hemisfério sul são originadas na Antártida. Portanto, as frentes frias deslocam-se dos polos para o equador, vindo predominante de noroeste (no hemisfério norte) e de sudoeste (no hemisfério sul).

 

frente fria
Representação de uma frente fria

A medida que a frente fria se desloca, o ar frio  relativamente denso, eleva empurrando o ar quente menos denso à sua frente, e este vai condensando à medida que é obrigado a subir. Conseguintemente, o ar frio mais baixo provoca uma queda rápida de temperatura próxima ao solo.  Desde que seja suficientemente úmido, o ar quente que é empurrado para cima começa a formar nuvens Cumulus (Cu) e depois Cumulonimbus (Cb), que produzem trovoadas, com fortes chuvas e rajadas de vento. Após a passagem da frente, a chuva pode parar abruptamente.

Com relação a chuva, ela pode ocorrer até mesmo antes da chegada da frente fria em si. Áreas de instabilidade da própria frente e umidades de outras fontes (do oceano, por exemplo, trazida pela brisa marítima) podem fazer com que a chuva chegue antes da chegada da frente fria. A chuva também pode ocorrer depois da passagem da frente fria, também causada por áreas de instabilidade e umidade.

As frentes frias são associadas a situações climáticas intensas. Quando as frentes frias chegam, tendem a acelerar o vento abruptamente, podendo se deslocar a 64 km/h, forçam o ar quente a subir. Quando uma frente fria passa, a temperatura pode baixar mais de 5°C em poucas horas. Sendo, portanto, muito importante estar atento a chegada da frente fria para evitar surpresas durante os voos. Entretanto, há várias maneiras de prever a chegada da frente (além dos sites de meteorologia), até mesmo visualizar indicativos de sua chegada, que podem ser percebidos de um a até dois dias antes da chegada da frente fria:

  •  Nuvens: Os ventos altos, e mais rápidos, soprando nos cristais de gelo no topo das Cumulonimbus (Cb), geram Cirrus (Ci) e Cirrostratus (Cs), que são mais rápidas que a própria frente fria e chegam antes na região a ser atingida, anunciando a frente que se aproxima.
  • Vento: Outro indicativo de que uma frente fria está passando é a mudança significativa na direção dos ventos que se mantinham com uma certa constância. Inicialmente, principalmente na Serra da Moeda, os dias que antecedem a frente, o vento pode alterar ligeiramente, onde normalmente tende a se manter em NE (e suas derivações), e altera-se para NO com a proximidade da frente. Nas Regiões Sul, Sudeste, sul da Região Centro-Oeste e sul da Região Nordeste, quando a frente fria está passando o vento, que é predominante no quadrante N (N, NE, NNE, ENE, NW …) altera-se bruscamente, passando a apresentar direção predominante de quadrante S (SSE, SE, ESE, SW, …).
  • Temperatura e pressão: Na região onde a frente fria está se aproximando, ocorre também o aumento da temperatura do ar e a diminuição da pressão atmosférica.  Proporcionando condição ideal de voo (com térmicas de fácil ascendência) denominado de Pré-frontal. Após a sua passagem ocorre o inverso: a temperatura do ar diminui e a pressão atmosférica aumenta.

Uma frente fria é representada simbolicamente como aparece na figura abaixo, através de uma linha azul sólida e curvada na direção do movimento da frente, com triângulos azuis que apontam para o ar quente.

 

Simbologia de uma frente fria.

 

Adaptado de: http://meteoropole.com.br/2013/06/nuvens-altas-o-anuncio-de-uma-frente-fria/
https://tempojoaopessoa.jimdo.com/frentes/frente-fria/

About the author: admin